Qual a melhor ferramenta para se trabalhar com Ilustração?




Desde quando comecei a estudar desenho, uma pergunta ficou na minha cabeça. Qual a melhor ferramenta para desenhar? Na época eu trabalhava apenas com lápis e nanquim e de vez em quando uma aquarela.


Quando passei para a faculdade e decidi levar o desenho como profissão, conhecendo assim os programas de desenho, as mesas digitalizadoras, a dúvida veio novamente. Então em 2010, com a chegada do iPad eu sabia que aquela ferramenta seria o futuro.


Mas não foi, havia muitas limitações, não tinha uma caneta decente, ainda era precário. Apesar de ser muito incrível, ter um computador daquele tamanho.


Com o passar do tempo, agora temos, tablets melhores, canetas melhores. A Wacom continua por aí com sua Cintiq (que ainda é bem cara aqui no Brasil). Mas também temos alternativas para quem está começando.


Hoje você pode ter um tablet mais barato que vai ser capaz de desenhar com ele e ainda usar no dia a dia tranquilamente. Ou pode investir em um Surface e ter um computador completo e desenhar apenas com ele!

Um grande artista da DC faz isso, para criar suas páginas de quadrinhos - Fracis Manapul -


Uma publicação compartilhada por Francis Manapul (@francis_manapul) em


A grande verdade é, a que você escolher usar. Se você quiser trabalhar apenas com grafite, pode fazer uma trabalho incrível! Veja os desenhos a maravilhosa Adriana Melo.


Uma publicação compartilhada por Adriana Melo (@adrianamel0) em




Ou seguir para um programa de desenho como o Mangá Studio ou Photoshop. Vai depender do seu gosto, do preço e do que você precisa.


Então como resolução final, não perca tempo procurando a ferramenta perfeita, o melhor programa ou o brush que fulano usa. O que você precisa é treinar seu traço, buscar seu estilo e aprimorar ele. Se um dia precisar desenhar apenas com caneta permanente num papel sulfite, você vai fazer isso sem problemas.


Nenhum comentário