Qual o Melhor tablet para quem quer trabalhar com ilustração




Sempre tive iPad. Comprei o meu em 2010 e desde então nunca mais troquei. Mas ele nunca teve um bom desempenho com apps de desenho, por falta de um bom suporte a canetas. Por isso qualquer ilustrador que se preze sempre disse que o ideal seria ter uma cintiq da Wacom, aquela mesa digitalizadora que antes do iPad eram as tablets.

O grande problema delas era que aquí no Brasil não se achava por menos de R 1600,00. Velhos tempos. Hoje o iPad mais barato custa R$ 2500,00.

Hoje se você só tem um celular, já é possível usar ótimos apps de desenho e sair ilustrando tranquilamente. Claro que a tela pequena vai te atrapalhar bastante, mas já é bem interessante para pintar os desenhos que você pode fazer no caderno e digitalizar com o celular.

Agora vamos falar de um tablet Samsung. Acabei comprando depois que meu iPad Air morreu. O modelo em questão é o Galaxy Tab A 2016 com S-pen. Um tablet intermediário, mas com um desempenho excelente no assunto ilustração.

Aqui vai ter as especificações técnicas:

Sua ficha técnica é composta por um processador Exynos 7870 octa-core de 1,6 GHz que trabalha em conjunto com memória RAM de 3 GB. O armazenamento é de 16 GB com possibilidade de de expansão em até 256 GB via cartão microSD. O conjunto de câmeras do Galaxy Tab A 2016 traz sensores de 8 megapixels e 2 MP na parte traseira e frontal, respectivamente. Rodando sistema Android 6.0 Marshmallow, o dispositivo tem conexão com rede 4G, permitindo navegar em internet de alta velocidade. Sua bateria tem capacidade para 7.300 mAh. (via Tech tudo).





O mais interessante é que esse tablet tem um tamanho excelente para se trabalhar nele. (Inclusive esse post está sendo escrito nele). Na época o preço foi R$ 2000,00. Mais barato que um iPad Pro aqui no Brasil. O grande defeito dele na minha opinião é a tela e execução de jogos. A tela é bonita, mas o preto tem muito brilho e isso acaba atrapalhando um pouco.

Como eu era acostumado a jogar qualquer coisa no iPad, senti uma grande diferença com esse tablet. Além disso temos o sistema Android, que não é tão simples para quem é acostumado com IOS. Claro que em duas semanas já estava tranquilo.

Vamos falar de apps e da caneta. Nunca usei uma caneta em um tablet de forma tão natural como esse Tab A. A Samsung é dona de um pedaço da Wacom, por isso conseguiu desenvolver uma tecnologia excelente. Eu sei que o Galaxy note existe a um tempão, mas estamos falando da minha experiência certo?

Não comprei nenhum app de desenho. Tudo que precisei foi do Medibang Pro e pronto, um programa excelente que rejeita palma da mão e usa a pressão da caneta sem problemas. Se você quer ter um tablet para desenhar vale muito a pena buscar esses com caneta integrada. Existe uma linha Tab A mais antiga que está bem barato nas lojas, que ainda respondem muito bem a apps de desenho. Também foi anunciado o Tab S3, a versão top de linha da Samsung. Claro que vai ser bem melhor que esse, mas o preço também aumenta.

Você também pode optar pelo Ipad pro ou pelo galaxy tab s3, que são bem mais caros, mas na minha opinião, hoje o melhor investimento custo benefício para ilustração e estudos e consumo de conteúdo é o Galaxy Tab A. Esse tablet é suficiente ao que se propõe.

Vou deixar alguns links dos modelos citados aqui para você poder ver mais sobre eles.

http://bit.ly/2ujOcjO - Galaxy tab A 2016

http://bit.ly/2tJwiFN - iPad Pro

http://bit.ly/2t4XXlS - Galaxy tab a 8.0 (versão mais antiga)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei aqui de paraquedas (risos), estava justamente pesquisando o S3 para comprar e buscando opiniões de quem desenha. Muito obrigada pelas informações! Só uma única pergunta, a tela pode ficar com riscos de uso da caneta?

    ResponderExcluir